Fechar

Coleções

Biblioteca Vilém Flusser

Inspirada na pesquisa de doutorado de Rodrigo Maltez Novaes e em seu trabalho no Arquivo de Berlim, a Biblioteca Vilém Flusser seguirá uma organização cronológica baseada na produção das obras de Vilém Flusser, algo que nunca foi feito. Será dividida também em quatro vertentes: monografias, cursos, ensaios-artigos e correspondência.

Saiba Mais

Coleção Educação Clássica

Inspirada pelos ideais da educação liberal, como propostos por Mortimer Adler, esta coleção pretende ser ao mesmo tempo um convite e uma iniciação à vida intelectual. As obras que a compõem abordam a atitude do estudante frente aos estudos, apresentam um método de leitura e expõem ferramentas úteis neste processo de autoeducação. Mas há mais do que isso: aqui se encontram obras introdutórias a diferentes campos do saber, como música, teatro, artes, filosofia, oratória, literatura, entre outros.

Saiba Mais

Coleção Abertura Cultural

A Coleção Abertura Cultural nos ajuda a compreender o mundo contemporâneo. Política, história e sociologia são alguns dos temas abordados por esta coleção. É aqui também que se concentram as obras mais polêmicas, pois os autores e os títulos fogem do lugar-comum e apresentam perspectivas bem pouco usuais nas discussões políticas brasileiras.

Saiba Mais

Coleção Filosofia Atual

A coleção Filosofia Atual pretende suprir uma lacuna importante nas discussões filosóficas brasileiras. Autores como Bernard Lonergan, Eric Voegelin, Eric Weil, Louis Lavelle, Michel Henry, Michele Federico Sciacca, Pierre Hadot e Xavier Zubiri, ou os brasileiros Mário Ferreira dos Santos e Vicente Ferreira da Silva, certamente têm muito que nos dizer. Além dos filósofos propriamente ditos, a coleção inclui também seus principais comentadores.

Saiba Mais

Biblioteca René Girard

Graças à abrangência de seu pensamento, René Girard ganhou do filósofo Michel Serres o apelido de “Darwin das ciências sociais”. Esta coleção reúne obras do próprio René Girard e de autores girardianos que aplicaram as intuições da chamada teoria mimética a diferentes campos do saber. Encontram-se aqui obras introdutórias e obras que relacionam a teoria mimética à literatura, à teologia, à antropologia, à política e a problemas contemporâneos.

Saiba Mais

Coleção Crítica, História e Teoria da Literatura

Obras de natureza bastante diversa compõem esta coleção, mas com uma característica que concede unidade à série: todas são absolutamente indispensáveis para a compreensão dos problemas que colocam. Russell Kirk figura aqui com o estudo biobibliográfico magistral da obra de T. S. Eliot; Northorp Frye, um dos mais instigantes, polêmicos e originais pensadores da literatura, está aqui representado por sua obra-prima; Eugene Webb dedica-se ao estudo da presença do sagrado na literatura moderna; e C. S. Lewis desvela-nos os segredos da literatura medieval e renascentista.

Saiba Mais

Biblioteca José Guilherme Merquior

José Guilherme Merquior foi crítico literário, ensaísta e diplomata. Mas, mais do que isso, foi uma das maiores realizações da inteligência brasileira. Apesar de ter-se envolvido numa série de polêmicas em vida, sua erudição e sua cortesia permitiram que mesmo os seus adversários o respeitassem como homem de grande valor. Enriquecem a coleção uma vasta fortuna crítica, na qual estudiosos contemporâneos ajudam o leitor a compreender a relevância de Merquior seja no debate de então, seja na discussão de hoje, bem como a reprodução fac-similar de documentos pessoais do autor.

Saiba Mais

Biblioteca Crítica Social

Biblioteca Crítica SocialCom coordenação de Luiz Felipe Pondé, a Biblioteca Crítica Social tem o propósito de disponibilizar ao público brasileiro obras introdutórias ao pensamento de importantes intelectuais do século XX. Além de um breve perfil biográfico, cada volume apresenta um panorama da obra do autor comentado e um estudo detalhado de um livro em particular. Ao final, cada volume traz, também, uma série de sugestões de leitura, que permitem o aprofundamento dos estudos.

Saiba Mais

Biblioteca Textos Fundamentais

Esta coleção apresenta pequenos livros introdutórios, escritos por consagrados especialistas brasileiros e estrangeiros, dedicados cada um deles ao estudo de uma única obra de grande relevância. São abordados textos literários adotados nos programas de acesso às universidades; textos de valor intrínseco para uma formação humanista; textos-chave das ciências humanas; peças, filmes e óperas. Tais estudos, escritos especialmente para esta coleção, abrangem aspectos biográficos do autor da obra analisada, o contexto em que ela se insere, além da análise da obra em si.

Saiba Mais

Biblioteca Humanidades

O objetivo da Biblioteca Humanidades é publicar livros introdutórios de alto nível dedicados ao estudo de um tema fundamental ou de uma disciplina das Ciências Humanas. Desse modo, almeja-se criar um público novo que venha a interessar-se pelos temas propostos por seus títulos e, ao mesmo tempo, suprir uma demanda existente nos cursos universitários no Brasil.

Saiba Mais

Biblioteca Teatral

Nossa Biblioteca Teatral abrange todas as áreas da dramaturgia: obras de formação e treinamento de atores e diretores; estudos teóricos de dramaturgia; textos dramáticos propriamente ditos, com vistas a possíveis montagens; e crítica teatral. Destacam-se as obras de Eugenio Barba e Nicola Savarese, as obras relacionadas a Jerzy Grotowski e o Teatro Laboratório e os textos teatrais do já clássico Tennessee Williams e do contemporâneo Matéi Visniec.

Saiba Mais

Biblioteca de Cinema

O propósito desta coleção é documentar como o cinema, embora seja uma das formas mais recentes de arte, chegou a realizações estéticas absolutamente admiráveis. A profundidade das reflexões a respeito da arte cinematográfica, a vida de destacados diretores de cinema e a própria obra cinematográfica estão presentes nesta coleção em forma de roteiros de filmes, discussões teóricas de acadêmicos e anotações pessoais de diretores. Robert Bresson, Andrei Tarkovski e Edgar Morin são alguns dos autores aqui reunidos.

Saiba Mais

Coleção Georges Bernanos

O grande escritor francês Georges Bernanos já foi aclamado por personalidades tão díspares quanto Albert Camus, Jacques Maritain e Hans Urs von Balthasar. Entre os brasileiros, era estimado por Gustavo Corção, Jorge de Lima, Álvaro Lins, Alceu Amoroso Lima, entre outros. Considerado “o Dostoievski francês”, Bernanos explora em sua obra temas como a impostura, o orgulho, o desespero, o mal. Mas também a esperança, a fé, a santidade e a verdade.

Saiba Mais

Coleção Gilberto Freyre

Uma parcela significativa da extensa obra de Gilberto Freyre está representada em nosso catálogo. Esta coleção disponibiliza novamente obras que, embora de grande valor, caíram numa espécie de ostracismo apenas porque seu brilho foi ofuscado por obras de maior sucesso, como Casa-Grande & Senzala e Sobrados e Mucambos. Aqui se encontram ensaios de crítica literária e de arte como Vida, Forma e Cor; estudos teóricos de fôlego como Sociologia; o pioneirismo de Sociologia da Medicina, bem como a série dedicada às relações entre Brasil e Portugal.

Saiba Mais

Coleção Religião e Espiritualidade

Uma vez que o anseio pelo divino é uma constante humana que se manifesta de diferentes formas e em diferentes lugares, dando origem a religiões e tradições de natureza distinta, esta coleção inclui a mística Santa Teresa d’ Ávila, o monge beneditino irmão David Steindl-Rast, o monge ortodoxo romeno Nicolae Steinhardt, e também as reflexões chassídicas do judeu Martin Buber, a espiritualidade filosófica de Louis Lavele, a leitura cristã da tradição hindu estabelecido por Dom Bede Griffiths, o tratado de Zhào Bìchén sobre o Taoísmo e a “trilogia cristã” do filósofo francês Michel Henry.

Saiba Mais

Coleção Medievalia

O propósito da coleção Medievalia é suprir uma das graves lacunas editoriais em nosso país: a ausência de publicações em língua vernácula de clássicos da filosofia do período que se estende do neoplatonismo até o século XIII, ápice da metafísica cristã. Assim, autores como Clemente de Alexandria, Plotino, Boécio, Pseudo-Dionísio Areopagita, Santo Agostinho, Santo Anselmo, São Boaventura, o próprio Santo Tomás de Aquino, entre outros, terão algumas de suas mais importantes obras apresentadas em acurada edição bilíngue.

Saiba Mais

Coleção López Quintás

Obras do filósofo espanhol contemporâneo Alfonso López Quintás.

Saiba Mais

Coleção Herberto Sales

A coleção Herberto Sales pretende recolocar em circulação a obra deste escritor baiano que é um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX. Tendo sido membro da Academia Brasileira de Letras, Herberto Sales mostra grande versatilidade estilística, com virtuosismo tal que entre uma obra e outra tem-se a impressão de que se trata de um escritor diferente. Foi notável em todos os gêneros a que se dedicou, seja como contista, seja como romancista, seja como memorialista.

Saiba Mais

Coleção É Infantojuvenil

Com texto tão instigante quanto o traço das ilustrações, a coleção “É Infantojuvenil” apresenta a obra do escritor e ilustrador Ivo Minkovicius, autor de “A Magia das Coisas” e de “O Príncipe das Pedras”. São livros divertidos que estimulam a imaginação e a criatividade da criança.

Saiba Mais

Coleção É Saúde

Voltada predominantemente à fisioterapia e à medicina aplicada ao esporte, esta coleção traz os estudos de Philippe Souchard, o criador da Reeducação Postural Global, abordagem que ficou bastante conhecida e tornou-se referência na correção de problemas de postura e no tratamento de escolioses.

Saiba Mais